A Cidade de ITUMBIARA

Itumbiara é um município brasileiro localizado no sul do estado de Goiás, na divisa com a cidade de Araporã, no estado de Minas Gerais. Seus principais pontos turísticos são, o Rio Paranaíba, a Represa de Furnas e a Avenida Beira Rio. Práticas náuticas são comuns na cidade devido ao Rio Paranaíba. Itumbiara fica a uma distância de 204 quilômetros de Goiânia, 262 km de Anápolis e 400 km de Brasília.

História


Por volta de 1824, a iniciativa do general Cunha Matos fez construir uma estrada, ligando a localidade goiana denominada Anhangüera à cidade mineira de Uberaba. Os pontos iniciais e terminais da referida estrada forçaram a sua passagem no Rio Paranaíba, divisa dos Estados de Goiás e Minas Gerais,
Essa passagem foi construída num porto e, no local, o governo estadual da época, fez instalar um posto de arrecadação de rendas. Tratando-se de travessia interestadual, o objetivo era forçar o trânsito naquele ponto. Este fato auxiliado pela fertilidade das terras da região, facilitando enormemente a agricultura e a criação de gado, contribuiu para que, aos poucos, surgisse ali uma pequena povoação. Formado esse rudimentar núcleo urbano, os seus moradores erigiram uma capela e elegeram-lhe a padroeira Santa Rita. Posteriormente em homenagem à sua Santa, o lugarejo recebeu a denominada de Porto de Santa Rita.
Foi à categoria de distrito de Santa Rita do Paranaíba em 21 de agosto de 1852, pela resolução provincial nº 18. Foi elevado a município pela Lei Estadual nº 349, de 16 de julho de 1909, era governador Urbano Coelho de Gouveia. O município foi instalado em 12 de outubro de 1909, e foi elevado à categoria de cidade pela Lei Estadual nº 518, de 27 de julho de 1915, e à categoria de Comarca pela Lei nº 621, de 29 de julho de 1918.

Engenheiro Inácio Pais Leme, construtor da estrada “Itumbiara” de Santa Rita do Paranaíba a Cachoeira Dourada, a 40 km da cidade, lançou a ideia de dar-se ao Município o nome da estrada que em tupi-guarani, significa “Caminho da Cachoeira”, sugestão aprovada pelo Governo de Goiás.
Itumbiara é sede de comarca de terceira entrância e possui quatro varas sendo: duas varas cíveis, uma vara criminal e uma vara de juizado especial.

Estádio JK
Kartódromo
Esporte e Lazer
Áreas de Lazer às margens do Rio Paranaíba
Palácio 12 de Outubro - Sede da Prefeitura Municipal
Palácio das Águas

Geografia


Divisão territorial
Além da sede municipal, o município possui os seguintes povoados: Santa Rosa do Meia Ponte – distante 48 km da sede, localizado às margens da rodovia federal BR-452, com 167 domicílios ocupados apresentando uma população de 753 habitantes. Há também o povoado de Sarandi – distante 16 km da sede, localizado às margens da rodovia federal BR-452, com sessenta domicílios ocupados e população de 216 habitantes.

Altitude e clima
A cidade está situada a uma altitude de 320 a 448 metros, dependendo do local onde forem tomadas as similares. Os pontos mais elevados existentes no município não ultrapassam a 800 metros.
As temperaturas médias máximas oscilam entre 19º a 39°C e as mínimas, 10°C e a média das compensadas de 12º a 22°C. É comum na região alteração repentina de temperaturas. Itumbiara apresenta clima tropical úmido e suas alterações climáticas mais significativas dão-se em meados de agosto a janeiro, quando o clima fica substancialmente quente com temperaturas podendo mesmo atingir 40°C.

Acidentes geográficos

O solo do município é formado por partes montanhosas e partes onduladas, mas sua maioria é plana, ideal para cultura pastoril. Há a Serra de Santa Rita, margeando o Rio Paranaíba, com derivações e penetrações dos seus contrafortes pelo interior, separando divisões de massas hídricas. Além dessa serra existem diversos morros, mas sem destaque. O município é fartamente irrigado pelos rios: Paranaíba, Rio dos Bois e Meia-Ponte. Ainda conta com mais de uma centena de Ribeirões e Córregos. A sede municipal é banhada pelo Rio Paranaíba, Ribeirão Trindade e córregos Água Suja, das Pombas e Buriti. Pela sua profusão hídrica é uma região com grande potencial hidroelétrico ora aproveitado pela Usina de Furnas. No quesito plantações, Itumbiara conta hoje com uma vasta área de cultura canavieira que alimenta a Usina Alvorada e mais 3 usinas em fase de construção para alavancar a produção de biocombustível.

2009 - www.riosulhotel.com.br - Todos os direitos reservados
Criação: