A Ponte Afonso Pena - Itumbiara(GO)/Araporã(MG)

História


A antiga Ponte Affonso Penna começou a ser construída em 1908, no então povoado de Santa Rita do Paranaíba, atraindo pessoas de várias pontos da região para acompanhar sua instalação, e foi inaugurada no dia 15 de novembro de 1909, recebeu o nome em homenagem ao Presidente Afonso Augusto Moreira Pena. Após a construção da Rodovia BR 153, no decorrer da década de 1960, o movimento passou para a ponte construida para atender a rodovia. E no início da década de 1970, com a construção da Usina hidrelétrica de Itumbiara (Furnas), engenheiros da estatal mudou o lugar de origem da Ponte Affonso Penna para atender a Vila Operaria na cidade de Itumbiara (GO) com o canteiro da obra na localidade denominada Araporã (MG).

Estrutura
A estrutura de ferro da Ponte Affonso Penna veio da Alemanha até o Rio de Janeiro de navio, depois seguiu até Uberlândia de trem e, de lá para Itumbiara, em carro de boi. A construção da Ponte Affonso Penna significou a ligação do Centro-Oeste brasileiro com as outras regiões do País, já que unia as regiões Sul e Sudeste ao Sul goiano e ao Mato Grosso. O Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan), visitou a Ponte Affonso Penna e, anunciou que iria solicitar seu tombamento como patrimônio histórico nacional mas, até hoje o laudo não foi divulgado e, segundo informações, o processo de tombamento da ponte ainda está sendo analisado.

Importância
Sua vinda para a fronteira Goiás/Minas Gerais foi importante para o desenvolvimento do Centro-Oeste brasileiro. A Ponte Affonso Penna, formada somente de ferro, suspensa, do tipo pênsil, é apoiada por pilastras que sustentam apenas as extremidades. Em 1972, foi transferida para a Vila de Furnas, passando a ser usada apenas por carros de médio porte.

Revitalização
Em 2005, a Prefeitura de Itumbiara fez uma revitalização da ponte e instalou uma iluminação especial, realçando o formato da ponte, que passou a ser chamada também de Ponte de Cristal. Á noite, a ponte pode ser vista da Avenida Beira Rio e se tornou um dos pontos mais visitados pelos itumbiarenses e visitantes e também uma das imagens mais fotografadas.

Clique aqui para conhecer a história da cidade de Itumbira(GO)

2009 - www.riosulhotel.com.br - Todos os direitos reservados
Criação: